Resumo e comentários do livro de Ageu


I.                    O desinteresse do povo pela obra do templo (1: 1- 4)
O senhor fala por meio de Ageu ao povo que retornou da Babilônia, afirmando que a crença que ainda não era tempo de construir o templo do senhor, na verdade era a falsa justificativa para seu desinteresse, uma vez que as casas em que eles habitavam estavam sendo reconstruídas esta era a prioridade do povo.
   
II.                  A conseqüência do desinteresse do povo pela obra do templo(1: 5- 11)
O senhor afirma que embora o povo dedicasse tempo a reconstrução de suas próprias casas e a reconstituição de sua vida e plantações, por causa do desinteresse pelas coisas de Deus, o seu trabalho seria infrutífero por permissão de Deus, pois priorizavam a reconstrução de suas casas preterindo a casa do senhor que continuava abandonada.

III.                Uma liderança com as bênçãos do Senhor (1: 12-15);
O senhor fala novamente pelo profeta ao povo que ouve e atende o anseio do Senhor que levanta a liderança de Josué e Zorobabel que tomados pelo Espírito do Senhor lideram o povo que reconstrói o templo sobre as bênçãos de Deus.
     IV.               Encorajamento (2: 1- 9 );
O Senhor fala novamente pelo profeta a nova liderança e a todo povo que embora seus esforços para reconstrução do templo e seu resultado parecerem pequenos ante a glória que tinha o templo construído por Salomão, estes deveriam se esforçar, pois Deus reafirmava a sua presença no meio do povo, assim como a permanência da aliança que ele havia feito com o povo que tirou do Egito. Assim, afirma o senhor que a glória daquela segunda casa seria maior do que o glorioso templo de Salomão.
 
V.                 Deus abre os olhos do povo (2: 1- 9 );
  1. O imundo contamina o santo, mas o santo não purifica o imundo  (2:12-14);
 Deus usa a figura da carne dos sacrifícios ao senhor que segundo a lei entregue a Moises era considerada como algo santo, dos condimentos e daquele que toca um cadáver que segundo mesma lei era imundo, para mostrar que o primeiro não poderia santificar o segundo, mas que o imundo poderia contaminar o santo. Assim como um povo imundo aos olhos de Deus não poderia torna-se santo a despeito de seus esforços vãos.

  1. O peso da mão do senhor visando o arrependimento do povo (2:15-19);
E o senhor diz: Agora preste atenção e observe o que fiz com vocês. Vocês antes de me obedecerem e fazerem a obra do templo procuravam a comida onde haviam guardado e encontravam menos da metade, pois eu mandei todo tipo de intempérie para destruir a obra do seu trabalho para que com isso se lembrassem de mim e voltassem ao Senhor e não houve quem o fizesse. Agora observem que a partir deste dia da fundação do templo eu vos abençoarei.

VI.               O renovo do Senhor e a Recompensa de Zorobabel (2: 20- 23 );
Deus fala novamente por Ageu e desta vez direcionado ao Líder do povo, Zorobabel, afirmando que confundiria o poderio do povo estrangeiro, e que os inimigos de Israel se matariam a golpes de espada. Naqueles dias Zorobabel seria honrado pelo Senhor por seus esforços como exemplo de servo do Senhor.

APRECIAÇÃO CRÍTICA
  
A mensagem de Ageu é para um povo que apesar de ter sido restaurado de uma longo período de castigo rapidamente parece se esquecer de Deus em função do que hoje seria a visão de vida secular.


 A visão de Ageu

Ante a imensa dificuldade que provavelmente haveria para um povo se reerguer em meio à opressão de povos que certamente os viam como ameaça, o que parece é que o povo logo desistiu de reconstruir a casa do Senhor embora tivesse iniciado a obra.

Apesar de todas as prováveis dificuldades o Senhor revela que se tratava de uma questão de prioridade uma vez que as casas e moradias já estavam completas, ao passo que o templo não.

Por causa disto pesava a mão do senhor sobre o povo e nem assim este parecia acordar e visualizar o seu erro. Assim, o Senhor levanta  o profeta para levar a mensagem de que não adiantaria o povo se esforçar para reconstruir suas vidas se estes se esquecessem do senhor.

No entanto, no segundo momento, quando o povo ouve o profeta, aceita a mensagem e obedece, além de abençoar o povo, o Senhor o encoraja para seguir, terminar a obra.

A nosso ver, ao afirmar que a sua aliança permanecia e que abençoava o povo a partir de sua obediência, a despeito de seus erros passados, o senhor demonstra a sua misericórdia e ao fim mostra o seu desejo de ser honrado e reconhecido pela sua obra em meio ao seu povo, ou seja, o desejo de ser conhecido como o glorioso Deus de Israel.