Introdução Bíblica - Parte 7 - Outras Informações Importantes

Os manuscritos da Bíblia


Existem hoje em dia, aproximadamente 4 mil manuscritos conhecidos da bíblia, ou partes da Bíblia, feitas entre os séculos II e XV d. C.  Para entender  a importância desta informação deve-se tomar como base a quantidade de escritos de outras obras antigas da humanidade.

Por exemplo: Não há qualquer exemplar completo de Homero anterior a 1.300 d. C, nem existe nada de Heródoto que seja anterior a 1.000 d.C.

Os três manuscritos mais antigos e completos, famosos e valiosos da bíblia são o Códice sinaítico, o Códice vaticano e o Códice alexandrino.



Capítulos e versículos da Bíblia:

Stephen Langton
Stephen Langton



As Bíblias mais antigas não eram divididas em capítulos e versículos. Essas divisões foram feitas para facilitar a tarefa de citar as Escrituras.Stephen Langton, professor da Universidade de Paris e mais tarde arcebispo da Cantuária, dividiu a Bíblia em capítulos em 1227.




 



Robert Stephanus, impressor parisiense, acrescentou a divisão em versículos em 1551 e em 1955. Felizmente, estudiosos judeus, desde aquela época, adotaram essa divisão de capítulos e versículos para o Antigo Testamento.