A Figueira

Mateus 21:18-22
DISSE JESUS:"NUNCA MAIS NASÇA FRUTO DE TI" !

Aquela que simbolizava a nação de Israel na parábola narrada por Jesus em Mateus 24:32-44, agora era exemplo visual daquilo que aconteceria a Israel. Era uma segunda-feira e no dia anterior Jesus lamentara com choro a infidelidade daquele povo que logo o levaria a Cruz. Jesus havia chorado por saber que aquele povo que o louvara, com ramos espalhados pelo chão e muitos “Hosana ao filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor!”, logo o  teria como um incomodo indesejável. Posso imaginar que o mesmo sentimento que a fez chorar no domingo, o levou a amaldiçoar a figueira naquela manhã de segunda.

A conclusão a que se pode chegar, quando se reflete sobre o único milagre de destruição realizado por Jesus, é a seguinte: a nação de Israel foi obstinaz em sua rebeldia de recusar Jesus como o Messias, não obstantes provas inumeráveis de Sua divindade, além do cumprimento de todas as profecias ao Seu respeito. Embora religioso, Israel não produzira o fruto do arrependimento. Assim pela maldição da figueira, Jesus ilustrou de maneira definitiva o triste futuro espiritual do povo judaico. (McAlister)¹

O autor acima citado nos deixa um conselho que aqui eu repito: não incorra você também no mesmo erro de Israel. Não entristeça o coração de Deus rejeitando Jesus como seu Rei, Salvador e Senhor. Reconheça Jesus e dê a ele a devida honra, continuando a dar frutos para que não sejamos dignos das duras palavras ditas a aquela figueira e nem da derradeira maldição proferida por Ele no dia do juízo final.

Editora Anno Domini.


¹ MCALISTER, Roberto , Sete as Sete Palavras,