Resumo e comentário do livro de Obadias

*Petra
 I.                    A sentença contra Edon (1-9)
O senhor fala por meio de Obadias que enviaria um mensageiro entre as nações para que estas fizessem guerra contra Edon, pois apesar de seu orgulho e de crerem que suas cidades edificadas lhes trariam segurança, a mão do senhor pesaria sobre ela não importando o quão fortes e seguros criam ser.

Afirma ainda o senhor, que a destruição seria completa e total, usando como ilustração o saque de ladrões e a colheita de uvas que sempre deixam algo para traz, mas que não seria assim com Edon que seria totalmente riscado da terra, não sobrando nada de sua existência.

Afirma que enganada por seus aliados, receberão como paga o mesmo opróbrio imposto por eles aos seus irmãos.

II.                  O erro de Edon e causa da ira de Deus (10-16);
O senhor se ira contra a descendência de Esaú que foi cruel com seus irmãos ao se aproveitar de um momento de derrota do povo de Israel para roubá-lo, aliando-se com invasores e armando emboscadas contra os fugitivos, os matando e entregando os sobreviventes aos inimigos, e por causa disto assim como fizeram contra seus irmãos, nações estrangeiras farão contra eles

I.                    A restauração do povo e o governo do Senhor (17-21).
Agora a descendência de Esaú, que antes oprimiu, será consumida pela descendência de Jacó e José que antes foi cativa e agora retornará a sua terra retomando-a das mão dos povos que a tomaram, julgando a Edon, dominando a sua terra e restabelecendo o governo do Senhor.

 APRECIAÇÃO CRÍTICA

A profecia contra Edon que também é entregue a Ezequiel é tratada no capítulo 25: 12-14 e no inteiro teor do capítulo 35 do livro deste profeta. Já o livro de Obadias em apenas 21 versículos, sendo este o menor livro do Antigo Testamento, trata unicamente desta profecia.

A visão de Obadias

O profeta Obadias profetiza contra a descendência de Esaú proferindo contra ela sentença do Senhor por seus pecados. Sendo ela nação irmã de Israel, usou contra esta de traição tocando naquela que era a menina dos olhos de Deus.

Deus castigou seu povo permitindo que este fosse dominado, contudo, ainda que fosse permissão do Senhor para que os povos da terra tocassem em Israel, fica bem claro que Deus somente usava a maldade já existente nos coração dos povos permitindo que eles exercitassem esta maldade, sem contudo, deixar de julgá-las por isso

Exemplo muito claro desta forma de agir de Deus foi a Babilônia que dominou o povo de Deus por causa de sua desobediência, porém também foi destrida pela mão de Deus, ou seja, Deus permitia que outros povos castigassem a Israel e depois castigava aqueles que haviam castigado seu povo.

Especialmente no caso de Edon, sendo esta de mesma descendência de Israel, parece visível no texto da profecia um aborrecimento ao Senhor por aquele que antes deveria ter estendido a mão ao seu irmão, ter colaborado para sua aflição (v. 10).

Por causa disto, mais pesada que a lei de talião é a sentença do senhor, pois Israel é restaurada e Edon é riscada da face da terra deixando de existir (v.18)
 ____________________________
*A região onde se encontra Petra foi ocupada por volta do ano 1200 a.C. pela tribo dos Edomitas, recebendo o nome de Edom