Introdução Bíblica - Parte 1 - A Bíblia

A Bíblia – o livro mais lido, traduzido e distribuído do mundo – desde as suas origens, foi considerada sagrada e de grande importância. E, como tal, deveria ser conhecida e compreendida por toda a humanidade. A necessidade de difundir seus ensinamentos, através dos tempos e entre os mais variados povos, resultou em inúmeras traduções para os mais variados idiomas. Hoje é possível encontrar a Bíblia, completa ou em porções, em mais de 2.527 línguas diferentes (levantamento de dez/2010). Fonte: Sociedade Bíblica do Brasil – Disponível em: 

http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=40

Contudo, é comum se ouvir pessoas afirmando que a bíblia é um livro escrito por homens. Frequentemente em debates informais são levantados questionamentos quanto à sua inspiração, erros e fidelidade do seu texto quanto aos originais.

Tais questionamentos não podem ficar sem resposta e por este motivo nesta matéria estudaremos incessantemente temas como a inspiração das escrituras, sua inerrância e infalibilidade ainda todo o processo de revelação das Sagradas Escrituras.


Embora a fé seja um dos pilares do cristianismo, não precisa ser a única base de argumentação e convencimento daqueles que não são cristãos. Deste modo o estudo das matérias apresentadas como conteúdo da disciplina Introdução Bíblica é de fundamental importância para o cumprimento do Ide do Senhor Jesus (Mt 28, 19 e Mc 16, 15), uma vez que existem fatos e argumentos mais que suficientes para o convencimento daqueles que ainda não compartilham da  fé no senhor Jesus, no Deus Pai e nas sagradas escrituras.