Introdução Bíblica - Parte 3 - Termos Utlizados

O Pentateuco ou Torá
O nome Pentateuco vem da Versão grega que remonta ao século III antes de Cristo. Significa: “O livro em cinco volumes”.Os judeus lhe chamavam “A lei” ou “A lei de Moisés”, porque a legislação de Moisés constitui parte importante do Pentateuco.[1]
Já o termo Torá e hebraico e significa “Lei”, neste sentido se referindo aos primeiros cinco livros da bíblia hebraica. Também é utilizada pelos Judeus como termo significando todo ensinamento incluindo neste toda a bíblia hebraica ou até mesmo todo ensinamento oral e escrito.


Tanak:
Tanak é o nome da Bíblia Hebraica que correspondem aos escritos do que nós conhecemos como Antigo Testamento. Os judeus dividem estas escrituras em três partes, como explicaremos mais adiante. Estas três partes são A lei os profetas e os escritos.

O Dr.Henry H. Halley[2] explica que o nome hebraico destas divisões são usados para formar o nome da bíblia hebraica inteira, ou seja, as iniciais T(de Torá), N(Nebhiim) e K(Kethubhim), são usados para formar o nome Tanak.

Canon:
Segundo Orlando Boyer[3] cânon é o catálogo dos livros reconhecidos  como inspirados por Deus. A palavra significa uma regra, ou medida, ou ainda, vara retilínea usada para medir. Desta maneira tal catálogo de livros é nossa regra de fé, regra da igreja, regra da verdade (Cf: Gl 6:16)[4].

Septuaginta:
É tradução da bíblia hebraica para o grego seu nome significa setenta, em referência aos 72homens (6 de cada tribo de Israel)  que trabalharam na sua tradução.


Vulgata:
A já citada obre de Orlando Boyer explica que Vulgata é a tradução latina da Bíblia feita por Jerônimo, em cerca de 347-420 d.C., a partir do texto hebraico do Antigo Testamento sem basear-se na septuaginta.

A palavra Bíblia:
A palavra Bíblia (Livro) entrou para as línguas modernas por intermédio do francês, passando primeiro pelo latim biblia, com origem no grego biblos. Originariamente era o nome que se dava à casca de um papiro do século XI a.C. Por volta do século II d.C, os cristãos usavam a palavra para designar seus escritos sagrados.[5]



[1] HOFF, Paul. O Pentateuco. Editora Vida: São Paulo, 2012.
[2] HALLEY, Henry H. Manual Bíblico : Um comentário abreviado da Bíblia. 3ª ed. São Paulo: Vida Nova, 1994.
[3] Pequena Enciclopédia Bíblica, Editora Vida: São Paulo, 2006.
[4]Paz e misericórdia estejam sobre todos os que andam conforme essa regra, e também sobre o Israel de Deus”.

[5] GEISLER, N. L.; NIX, W. E. Introdução Bíblica - Como a Bíblia chegou até nós. Editora Vida: São Paulo, 1997.