Introdução Bíblica - Parte 7 - Outras Informações Importantes

Os manuscritos da Bíblia


Existem hoje em dia, aproximadamente 4 mil manuscritos conhecidos da bíblia, ou partes da Bíblia, feitas entre os séculos II e XV d. C.  Para entender  a importância desta informação deve-se tomar como base a quantidade de escritos de outras obras antigas da humanidade.

Por exemplo: Não há qualquer exemplar completo de Homero anterior a 1.300 d. C, nem existe nada de Heródoto que seja anterior a 1.000 d.C.

Os três manuscritos mais antigos e completos, famosos e valiosos da bíblia são o Códice sinaítico, o Códice vaticano e o Códice alexandrino.



Capítulos e versículos da Bíblia:

Stephen Langton
Stephen Langton



As Bíblias mais antigas não eram divididas em capítulos e versículos. Essas divisões foram feitas para facilitar a tarefa de citar as Escrituras.Stephen Langton, professor da Universidade de Paris e mais tarde arcebispo da Cantuária, dividiu a Bíblia em capítulos em 1227.




 



Robert Stephanus, impressor parisiense, acrescentou a divisão em versículos em 1551 e em 1955. Felizmente, estudiosos judeus, desde aquela época, adotaram essa divisão de capítulos e versículos para o Antigo Testamento.



Introdução Bíblica - Parte 6 - O Canon do do Novo Testamento

Eusébio Lista os Livros do Novo Testamento

Eusébio (d.C 264-340). Foi o primeiro grande historiador da igreja. Era bisbo de Cesaréia e de perseguido pelo imperador da época(Diocleciano), passou a ser um dos principais conselheiros do imperador quando Constantino assumiu o poder.

Eusébio foi quem orientou os copistas que trabalharam nas primeiras 50 Bíblias que foram encomendadas por Constantino, que eram também compostas do Novo Testamento que era composto dos mesmos livros que temos que agora temos em nosso novo testamento.

Concílio de Cartago (397 d. C.)
Em 397 d.C o concílio de Cartago chegou a uma decisão  a respeito dos livros que deveriam ser aceitos no novo testamento, ratificando os 27 livros  conforme listados por Eusébio e como conhecemos hoje.

Sete livros do novo testamento foram questionados por algum tempo mesmo depois de serem finalmente ratificados por este concílio. São Eles:
·         Tiago e Judas: Se denominava mero servo de Cristo e não apóstolo, sendo que a carta de Tiago foi escrita aos primeiros conversos Judeus e não a Igreja universal. Judas foi questionado também por citar o livro apócrifo de Enóque;
·         2ª e 3ª João: refere-se a si mesmo como “presbítero” ou “ancião” e não como apóstolo;
·         João em Apocalipse chama-se “servo” e “Irmão”;
·         Hebreus é anônimo e difere-se quanto ao vocabulário e ao estilo das epistolas paulinas;
·         A segunda epistola de Pedro, embora não anônima difere da primeira também no estilo e vocabulário;

Contudo gradualmente estes livros foram sendo aceitos como genuínos e aceitos como universais pela igreja.